terça-feira, 19 de abril de 2011

Visual Keiヴィジュアル系 vijuaru kei? ( Literalmtente “linhagem visual)

Movimento musical que surgiu no Japão aproximadamente na década de 1980. Tinha a finalidade de transmitir ao público que as pessoas deviam dar mais importância a habilidades inatas e recursos do coração e mente para entreter a si mesmos e aos outros, através da expressão artística.
Cabelos pintados e penteados de forma extravagante, roupas, maquiagens, acessórios, encenações trágicas/dramáticas, recorrendo muitas vezes ao simbolismo para ter uma idéia do que eles queriam representar. Sendo assim, tudo é pensado cuidadosamente antes de lançarem um single/album. Algumas bandas criam histórias e os membros representam personagens, portanto é errado quando se pensa que o Visual Kei exista fora dos palcos. No Japão, a maioria que vai assistir espetáculos de bandas Visual Kei são mulheres.
X Japan parece ser a banda que iniciou isto tudo. Formado em 1982 por Yoshiki Hayashi, compositor, baterista e pianista, e Toshimitsu Deyama, vocalista, a banda pode ser vista não como catalisadora do movimento, mas como mecanismo para inserir o estilo na cultura popular japonesa dominante.
Bandas do início dos anos 1990, como Die in Cries, Luna Sea, Zi:Kill, Shazna, e Baiser, junto com as anteriores Buck-Tick e X Japan, deram o pontapé inicial para um “boom” do Visual Kei na mídia de massa, mas a verdade é que ainda é um estilo muito underground e dos menos valorizados pela sociedade japonesa.
Os ocidentais muitas vezes confundem bandas Visual Kei com bandas góticas por causa da maquilhagem e da roupas às vezes similar, mas a maioria dos góticos japoneses não consideram Visual Kei como gótico, e há pouco contacto cultural entre fãs de Visual Kei e góticos Japoneses

Nenhum comentário: