segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Kung-Fu

O Kung-Fu é originário da China e nasceu da necessidade  de sobrevivência dos antepassados na luta contra animais ferozes e contra inimigos.
Conta a lenda que certa vez, um monge chinês -Ta Mo - subiu numa montanha e se pôs a contemplar o movimento dos animais, as posições que tomavam para a luta e a maneira como se defendiam dos ataques. Observando tais movimentos, desenvolveu um trabalho de adaptação desses animais para  o homem,  estruturando-os de acordo com as possibilidades físicas do homem. Assim nasceu o Kung-Fu, como chamam os ocidentais esta luta chinesa.
Esta arte marcial milenar vem orientando as pessoas, bem como ajudando os jovens a se direcionarem em disciplina, respeito com os colegas.
De um modo geral, estrutura o corpo físico, em combinação com a mente, extravasando as ansiedades, angústias e stresses acumulados no dia a dia, fortalecendo-os.
Pode ser praticado por adultos e crianças de ambos os sexos.
Combina-se ginástica completa de todo o corpo, bem como movimentos, denominados Katis, onde compila-se, em sequências baseadas em movimentos de animais, mãos e pernas.
Decorrentes das observações dos ataques dos animais, de onde originou-se o Kung-fu, surgiram os vários estilos praticados no mundo, conseqüentes das mutações e adaptações para o ocidente.
Hoje a realidade brasileira mostra uma arte marcial chinesa (Kung-fu), voltada para o bem estar físico e mental do praticante. Não há para o seguidor, na medida em que passa a conhecer o fundamento da doutrina, aspirações de ser um "lutador profissional", seu treinamento é voltado para o relaxamento da mente e o desenvolvimento corpóreo, atribuindo-lhe saúde e bem estar.


 O Estilo FEI HOK PHAI, que em chinês significa Estilo da Garça em Vôo, mescla movimentos de leopardo, garça, macaco, serpente, entre outros, todos voltados, pela seqüência de seus movimentos, para a saúde física do praticante. Cada um desses seguimentos, à medida que aprofunda-se em seu treinamento, proporciona diferente exercício para o estudante: movimento do macaco - fortalecimento dos membros inferiores; movimento da garça - fortalecimento dos punhos.
Essa é a doutrina a dotada pelo Kung-Fu no Brasil: fortalecimento do corpo e da mente com disciplina e saúde.
Imagem Instituto viana em Sao Jose do Rio Preto 

Dos monges que escaparam do Templo de Shaolin, os mais importantes para o Estilo Fei Hok Phai são: Hung Fei Kun e Fong Si Yiu. Foi por intermédio deles que surgiu os estilos da Garça e Tigre: Hok Phai (Garça) e Hung Ka (tigre).
Hung Ka é um dos principais estilos da escola Wai Chia, também conhecida como Hung Gar ou Hung Kuen, Kung Fut, ou Kung Chia Phai. Originalmente é um estilo do sul da China, devido a sua grande fama expandiu-se por toda a China. Hung Ka junto aos estilos Choy Lee Fut e Wing Chun, forma o trio mais sistemático e perfeito de todos os estilos chineses, é um estilo de linha direta ao Shao Lin, que conserva, com o passar do tempo, a pureza de suas técnicas.
São elas: Kung-Ka, Choy-Ka, Lee-Ka, Mo-ka e Lao-Ka, as quais formam a base do Estilo Fei Hok Phai.
Estas cinco técnicas foram aprendidas por Mestre Lope Chiu Ping Lok, criador do Estilo Fei Hok Phai, transformando-se num dos grandes expoentes desta nobre arte que é o Kung Fu. Desta forma, vamos encontrar no estilo Fei Hok Phai uma mistura da escola interna Nei Chia e da escola externa Wai Chia.

Nenhum comentário: