quarta-feira, 18 de maio de 2011

Definição e explicação sobre erololita



Erololi ou "erotic lolita", como os não-japoneses frequentemente se referem ao estilo, é um tema da moda lolita. É um estilo mais maduro das roupas mais de menininha usadas em lolita. Este estilo às vezes tem um certo ar de fetiche, como as pessoas que se vestem assim usam vinil, couro e coleiras de vez em quando, mas não deve de forma alguma ser visto como um aspecto de fetichismo. De fato, chega a ser difícil acreditar que a interpretação japonesa do nome erololi tem mais uma conotação de "sem mangas" - um dos principais fatores do tema. Também deve ficar claro que moda gótica/fetiche ocidental não é o mesmo que erololi. Existem certos elementos da moda lolita que fazem erololi um tema desta moda e que o ajudam a definir.

Alguns dos elementos-chaves comuns na maioria dos outfits erololi incluem mostrar certa quantidade de pele exposta. Talvez a saia ligeiramente mais curta (acima dos joelhos) e o uso de cinta-liga; ou uma blusa sem mangas usada sob um corset underbust ou waist-cincher. O importante é perceber que a pele exposta é mostrada com classe. (Sugiro pensar em pin-ups com relação a este tópico.)

Sendo mais específica, aqui vai uma lista de itens que podem ser incluídos em um outfit: blusas sem manga, corsets, roupas vermelhas e pretas, cintas-liga, etc. Todos estes itens, claro devem se encaixar no conceito de lolita e ter elementos que os façam possíveis de serem usados em lolita em geral - saias não devem ser simplesmente rodadas como no gótico ocidental, mas com o formato de sino usual de lolita. Blusas podem ter as rendas de uma blusa de alças lolita - a escolha é de quem está montando o coordinate.

Existem algumas brands que poderíamos dizer que fazem roupas apropriadas para os propósitos de uma roupa erololim, como a Black Peace Now, a h.NAOTO, e a Excentrique. Mas nãos e limite a estas marcas! Se há uma peça da Moi-même-Moitié, por exemplo, que funcionaria com sua roupa, use-a. Mesmo marcas como BABY e Metamorphose fazem peças adequadas de tempos em tempos!

Além de marcas, existem certos ícones lolita que possuem certo ar de erololi, ou usam erololi em sua arte. Por exemplo, a modelo e cantora Kana. Ela era presença frequente na G&LB, e suas roupas tipicamente possuem elementos erololi - uso de pvc, saias mais curtas, pele à mostra. A arte de Mihara Mitsukaz também um bom exemplo. Como visto no mangá DOLL, várias de suas personagens usam lolita, e muitas vezes com elementos erololita.

Dicas para usar erololita
É normal haver certa confusão a respeito do que fa zum outfit ero ou não. Eu sugeriria os itens e idéias a seguir para os novatos na área, ou aqueles que gostariam de dar nome ás idéias que tem tido:
Image hosted by Photobucket.com Corsets - Um dos principais elementos em vários outfits erololita. Seja acima do busto (overbust) ou abaixo (underbust) ou um waist-cincher (só na cintura), essas peças funcionam no esquema de praticamente qualquer coordinate do tipo.

Image hosted by Photobucket.comMeias-calças - As mais comuns são 7/8 com cinta-liga. Esse elemento é muito erololi já que oferece a chance de mostrar um pouco de pele.
Image hosted by Photobucket.comCintas-liga
Image hosted by Photobucket.comHeaddresses - Embora nem sempre necessários, muitas erololi optam por usar headpieces tradicionais (redondos ou retangulares, bonnets ou alice bows), sejam tradicionais ou de pvc/couro.
Image hosted by Photobucket.comSaias - Saias devem continuar sendo modestas, mas ligeiramente mais curtas que em lolita tradicional, e anáguas fofas devem ser usadas. Se for possível, usa-se com 7/8 - com a cinta-liga ou os bloomers ligeiramente à mostra.
Image hosted by Photobucket.comBlusas sem mangas - Desde blusas de ombros caídos, até blusas de alcinha, passando por corsets. Desde que os elementos de alguma forma representem algum estilo da moda lolita (geralmente gothic lolita), a blusa funcionará com o tema. Se você achar que a blusa é muito simples, pode optar por uma blusa de alças que lembre roupa de baixo vitoriana.
Texto original: Korie
Tradução e adaptação: Valentine



ai vao algumas fotos :











Nenhum comentário: